A morte da Rainha Elizabeth II tem um significado e importância para Nova Zelândia.
Mesmo sendo um país independente da Grã-Bretanha, a Rainha Elizabeth II era a Chefe de Estado da Nova Zelândia.
Em 1769 o navegador Britânico Capitão James Cook anunciou o começo da colonização Européia na Nova Zelândia.
Em 1840, quando o Tratado de Waitangi foi assinado, a Nova Zelândia tornou-se uma colônia da Grã-Bretanha. No início era uma colônia da Coroa, o que significava que era governada por um governador nomeado pela Grã-Bretanha – porém os colonizadores europeus queriam seu próprio governo.
Leia mais sobre o Tratado de Waitangi que criou a Nova Zelândia como colônia da Coroa Britânica aqui.
O País tornou-se uma nação independente em 1947 como membro da Comunidade Britânica.
Como membro da Commonwealth of Nations, uma organização de 56 países – a maioria com uma história compartilhada como parte do antigo Império Britânico, tem a monarquia britânica como seu chefe de Estado.
A Nova Zelândia não tem um Dia da Independência para comemorar – a independência do país da Grã-Bretanha foi conquistada em muitos pequenos passos, e não de uma só vez.
Em 1948, os neozelandeses tornaram-se cidadãos da Nova Zelândia – antes disso, eles eram cidadãos Britânicos.
A Nova Zelândia ganhou total independência legal quando o Parlamento aprovou a Lei Constitucional de 1986.
Nos anos 2000, a Nova Zelândia ficou independente da Grã-Bretanha em quase todos os aspectos, em 2003, uma nova Suprema Corte foi criada, substituindo o Conselho Privado da Grã-Bretanha como o tribunal de apelação final da Nova Zelândia.
Rainha Elizabeth II Chefe de Estado
Entretando, a rainha Elizabeth II ainda era a chefe de Estado oficial do país, agora passando o Rei Charles a assumir esta função.
A morte da rainha Elizabeth será reconhecida na Nova Zelândia com um período nacional de luto e um serviço memorial.
A Nova Zelândia tem um plano detalhado em caso de morte do chefe de Estado, que está em andamento.
O primeiro-ministro e o governador-geral foram informados pela primeira vez, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores e Comércio e o Departamento de Assuntos Internos.
Sucessão da Rainha Elizabeth II
A sucessão do Rei Charles ocorreu imediata e automaticamente.
Príncipe Charles, como o primeiro na linha de sucessão ao trono, agora é Rei da Nova Zelândia e chefe de Estado da Nova Zelândia.
Nenhuma ação formal é exigida pelas autoridades da Nova Zelândia. De acordo com a lei da Nova Zelândia, todas as funções e poderes da Coroa são automaticamente transferidos para o sucessor da Rainha.
A rainha Elizabeth II, a monarca com o reinado mais longo da Grã-Bretanha, morreu após 70 anos no trono, onde teve muita estabilidade em grande parte de um século turbulento. Ela tinha 96 anos.